sexta-feira, 5 de outubro de 2007

ARTE ROMÂNICA E GÓTICA










Mosteiro da Batalha (Gótico)



Sé Velha de Coimbra (Românico)


* Com a ajuda das imagens, compara a
Arquitectura Românica com a Arquitectura Gótica

18 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto que no românico as igrejas são em forma de cruz latina;têm arcos de volta perfeita;cobertura de travejamento de madeira ou de abóbada de pedra;paredes mais grossas e cabeceiras, o estilo gótico distingue-se pois utiliza-se o arco em ogiva e da abóbada sobre cruzamento de ogivas apoiadas em arcobantes e abertura de amplos espaços(janelas e rosáceas com vitrais).
Ass.: Fernando
N.:9

Anônimo disse...

A arquitectura entre os sec XII e XIII era essencialmente religiosa. A arquitectura românica caracteriza-se pelas igrejas em forma de cruz latina,com uma ou mais naves,cortadas por um transepto;arcos de volta perfeita ou volta inteira nas portas e interior das naves a sustentar a cobertura; cobertura de travejamento de madeira ou abobada de pedra; paredes grossas,com poucas aberturas e contrafortes; cabeceiras de forma rectangular ou circular que podem ter pequenas capelas ou absidíolos. A arquitectura gótica caracterísa-se pela utilização do arco em ogiva e da abobada sobre cruzamento de ogivas apoiada em arcobotantes; abertura de amplos espaços(janelas e rosáceas com belos vitrais), que permitiam iluminar melhor o interior dos templos.

Ana Fernandes nº1

Raquel disse...

A arte GÓTICA caracteriza-se pelos arcos em ogiva,pelos contra fortes finos,pelas suas janelas vitrais e ainda por suas abóbodas com cruzamento de ogivas(ex.:Catedral de Chartres,França).
Já na arte ROMÂNICA os arcos ja são redondos,as paredes são grossas com contrafortes,janelas estreitas e ainda poucas portas.Utizavam-se abóbodas de berço e por fim colocavam decoraçao nas colunas e timpanos(que servia para as pessoas que nao sabiam ler que naquela altura eram a maioria da polpulaçao(se não toda)poder compreender o que era ali)(ex.:Sé Velha de Coimbra9.

moranguinha disse...

No estilo romanico as igrejas tem plantas de cruz latina,arcos de volta perfeita ou volta inteira,cobretura de travejamento de madeira ou abobuda de pedra paredes grossas e cabeceiras.
No estilo gotico,as igrejas tem um arco de ogiva e da abobuda sobre cruzamentode ogivas apoiada em arcobotantes e,abertura de amplos espaços

vanessa nº26

Anônimo disse...

A arte Gótica caracteriza-se pelo arco em ogiva,da abóbada sobre o cruzamento de ogivas em forma de acobrantes e abertura de amplos espaços:
-janelas;
-rosáceas com vitrais.
E na arte Românica caracteriza-se:
-igrejas em forma de cruz latina;
-arcos de volta perfeita;
-cobertura de travejameto de madeira;
-abóbada de pedra;
-paredes mais grossas.

Anônimo disse...

no último comentário é de paulo correia
Nº19

Anônimo disse...

A Idade Média foi uma época de grande religiosidade.A arquitectura românica caracteriza-se pelos arcos de volta perfeita ou inteira nas portas e interior das naves a sustentar a cobertura; pelas igrejas de planta de cruz latina, com uma nave ou mais naves, cortadas por um transepto; pela cobertura de travejamento de madeira ou de abóboda de pedra; pelas paredes grossas, com poucas aberturas e contrafortes e pelas cabeceiras de forma rectangular ou circular que podem ter pequenas capelas ou absidíolos.A arquitectura gótica é contemporânea do renascimento da economia e da vida urbana.Esta arquitectura caracteriza-se pela utilização do arco em ogiva e da abóboda sobre cruzamento de ogivas apoiada em arcobotantes e pela abertura de amplos espaços (janelas e rosáceas com bels vitrais), que permitiam iluminar melhor o interior dos templos.


Inês Marques nº12

Anônimo disse...

a idade media foi uma época de grande religiosidade. Devido a essa época surgiu dois tipos de arquitecturas a românica e mais tarde a gótica. A arquitectura românica consistia em igreja de planta de cruz latina,com uma ou mais naves cortadas por um transepto; arcos de volta perfeita ou volta inteira nas portas e interior das naves a sustentar a sua cobertura; cobertura de travejamento de madeira ou de abóbada de pedra; paredes grossas, com poucas aberturas e contrafortes
;cabeceiras de forma triangular ou circular onde existeriam pequenas capelas ou absidíolos. Por contrario a arquitetura gótica caracterizava-se por a utilização do arco em ogiva e da abóbada sobre cruzamento de ogivas apoiadas em arcobotantes e a abertura de amplos espaços(janelas e rosáceas com belos vitrais), que permitia, iluminar melhor o interior dos templos.

Andreia Gonçalves nº4

José Sidónio M. Silva disse...

bom trabalho mas cuidado com os erros (abóbada e não abobuda)

Anônimo disse...

A arte gotica utiliza o arco em ogiva e da abobada sobre o cruzamento de ogivas apoiadas em arcobantes e aberturas de amplos espaçoes. A arte romanica as igrejas sao em forma de cruz latina, tem arcos de volta perfeita, paredes mais grossas e cabeceirase cobertura de travejamento de madeira ou de abobada de pedra.


Rafael Peres
22

Anônimo disse...

No estilo romântico as igrejas têm arcos de volta perfeita;cobertura de travejamento de madeira ou abobada de pedra e são em planta de cruz latina as igrejas do estilo gótico são diferentes pois ja são de putra época têm arco em ogiva que por sua vez são apoiadas em arcobantes e com abertura de amplos espaços,têm tambem janelas com vitrais.
Inês Oliveira
N:13

Anônimo disse...

a arte românica caracteriza-se por ter as igrejas em forma de cruz latina , com 1 ou mais naves ;tem acos de volta perfeita ou volta inteiranas portas e interior das naves que sustentam a cobertura esta e composta de travejamento de madeira ou de abobada de pedra; paredes grossas com contrafortes e poucas e pequenas aberturas . arquitectura gótica tem um arco em ogiva e da abobada sobre cruzamento de ogivas apoiada em arcobotante ; aberturas amplas .
ass. hugo n.11

Anônimo disse...

As igrejas ou catedrais românicas apresentam as seguintes caracteristicas: planta em cruz latina.Esta é cortada na parte superior por uma nave transversal, o transepto, dando à igreja a forma de cruz.; arcos de volta perfeita ou volta interna nas portas e interior das naves a sustentar a corbetura; cobertura de travejamento de madeira ou de abóbada de pedra; paredes grossas,com poucas aberturas e contrafortes; cabeceiras de forma rectangular ou circulat que podem ter pequenas capelas ou basilicas.
A arquitectura gótica caracteriza-se pela utilização do arco em ogiva e da abóbada sobre cruzamento de ogivas apoiada em arcobrantes.O peso suportado pelos arcos foi tranferido para os pilares e daí para o solo. Os arcobrantes, estrutura em forma de meio arco existentes no exterior, reforçaram as paredes e ajudaram a suportar o peso das abóbadas, o que permitiu abrir amplas janelas, enchendo de luz as catedrais: abertura de amplos espaços que permitiam iluminar melhor o interior dos templos.
Beatriz Mestre :)

Anônimo disse...

Na arquitectura gótica ( estilo gótico) existem os arcos em ogivas, os arcos quebrados, existente nas naves centrais ou laterais, os contrafortes,o trifório ( que é uma galeria estreita), os arcrobates ( estreitas passagens que conduziam até à torre, o pináculo) e finalmente, a torre, que é o pináculo.
Na arte românica, as plantas das igrejas eram de cruz latina( que continha a nave central, as naves laterais, o cruzeiro, o transepto, o ábside com deambulatórios e os absidíolos), usava-se os arcos de volta perfeita ou volta inteira, a cobertura de travejamento de madeira ou de abóbada de pedra, paredes grossas e ,finalmente, cabeceiras.

Atenciosamente,
José Miguel nº 15

Anônimo disse...

Na arte românica as igrejas têm a planta em forma de cruz latina, as paredes grossas e com poucas aberturas, os arcos são de volta perfeita, as abóbadas saão de berço, os suportes exteriores são contrafortes, são edifícios baixos, maciços e pesados e a decoração baseia-se em baixos- relevos e esculturas nos capiteis e timpanos - verdadeiro «catecismo de pedra» (ex.: Catedral de Santiago de Compostela em Espanha, a Sé Velha de Coimbra e a Sé de Lisboa).Enquanto que na arte gótica a planta e também é em forma de cruz latina, mas as paredes são resgadas por amplas janelas com vitrais coloridos, os arcos são quebrados ou em ogiva as abóbadas são sobre o cruzamento de ogivas, os suportes exteriores são arcobotantes, são edifícios mais altos, aparente mais «leves» e rematados por torres e pináculos, a decoração baseia-se em vitrais, estátuas mais realistas do que as românicas e com tendência a sobressair da parede(ex.:Catedral de Chartres em França, a Catedralde Notre-Dame em Paris, Igreja da Graça em Satarém e o Mosteiro da Santa Maria da Vitória em Batalha).


Ana Lopes
Nº2 8ºC

Anônimo disse...

A arte gotica utiliza o arco em ogiva e da abobada sobre o cruzamento de ogivas apoiadas em arcobantes e aberturas de amplos espaçoes.Enquanto que no românico as igrejas são em forma de cruz latina;têm arcos de volta perfeita;cobertura de travejamento de madeira ou de abóbada de pedra;paredes mais grossas e cabeceiras ass. rafael 21

Anônimo disse...

o estilo gótico distingue-se pois utiliza-se o arco em ogiva e da abóbada sobre cruzamento de ogivas apoiadas em arcobantes e abertura de amplos espaços(janelas e rosáceas com vitrais).
A arquitectura romanica caracteriza-se pelas igrejas em forma de cruz latina,com uma ou mais naves,cortadas por um transepto;arcos de volta perfeita ou volta inteira nas portas e interior das naves a sustentar a cobertura; cobertura de travejamento de madeira ou abobada de pedra; paredes grossas,com poucas aberturas e contrafortes; cabeceiras de forma rectangular ou circular que podem ter pequenas capelas ou absidíolos . ass. ricardo 24

José Sidónio M. Silva disse...

Muitos parabéns pela participação....bom fim de semana para todos...
O Prof.